CBO 9144

Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram planos de manutenção; realizam manutenções de motores, sistemas e partesde veículos automotores. substituem peças, reparam e testam desempenho de compo nentes e sistemas de veículos. trabalham em conformidade com normas e procedimen tos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso pro fissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a qua trocentas horas/aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. o plenoexercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo deveículos,dealugueldeveículos,máquinaseequipamentos,dentreoutras.sãoempregadoscom registro em carteira. geralmente executam o trabalho de forma individual, sobsupervisão ocasional.trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, emrodízio de turnos e em horários irregulares. algumas das atividades são executadas emposições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar