CBO 1411-10

Gerente de produção e operações florestais


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Definem sistemas, elaboram planejamento operacional e assistem à direção de empre sas agropecuárias, pesqueiras, aquícolas e florestais. gerenciam equipes, administrama produção e as operações, as atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho.participam de sistemas de gestão ambiental e de qualidade da produção, da promoçãodo desenvolvimento tecnológico e da interação com a comunidade.

Formação e Experiência

Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas comcurso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamenteduzentas horas/aula. quando recrutados diretamente para a função, normalmente éexigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações dosetor. a qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivênciana área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aquícolas e florestais,em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. geralmente, na condição detrabalhador assalariado.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar