CBO 1416

Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam as atividades operacionais de empresas de armazenamento, distribuição, trans portes, comunicações e logística. administram equipes, gerenciam recursos materiais efinanceiros da área. controlam o processo operacional e avaliam seus resultados. provi denciam meios para que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com as nor mas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. buscamnovas tecnologias e assessoram a diretoria e setores da empresa.

Formação e Experiência

Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, excetopara o gerente de operações e transportes, que tem como escolaridade mínima o ensinomédio completo.a formação profissional é complementada por cursos especializados deduzentas a quatrocentas horas/aula para o gerente de operações e transportes e mais dequatrocentas horas/aula para o gerente de logística. é recomendável mais de cinco anosde experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomuni cações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição.são assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fecha do ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e emveículos. o horário de trabalho é diurno. eventualmente, trabalham sob pressão, levandoà situação de estresse constante. o gerente de operações transportes pode estar expostoa ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuode computadores, provocando dores.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar