CBO 3011-15

Técnico químico de petróleo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam ensaios físicos, químicos, metalográficos e biológicos. garantem a calibraçãodos equipamentos e realizam amostragem de materiais. trabalham segundo normasde segurança, saúde e meio ambiente. controlam a qualidade. participam do sistemada qualidade da empresa e no desenvolvimento de novos produtos e fornecedores.colaboram no desenvolvimento de metodologias de análises.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação técnica de ensinomédio na área de atuação. o exercício pleno das ocupações se dá após três a quatroanos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em indústrias de extração de petróleo e gás natural, de fabri cação de produtos químicos, de metal, têxteis e na construção. os profissionais sãoassalariados com carteira assinada. trabalham de forma individual, sob supervisãopermanente, exceto o técnico químico em petróleo que é ocasional. os profissionaistrabalham em ambiente fechado e a céu aberto. o técnico de laboratório de análisesfísico-químicas (materiais de construção) e o técnico químico em petróleo podem tra balhar em veículos. o horário de trabalho pode ser de turno fixo diurno ou noturnoou, ainda, no regime de rodízio. em suas atividades, os trabalhadores ficam expostos amateriais tóxicos e inflamáveis; o técnico de laboratório indústrial também fica expostoa altas temperaturas. trabalho subterrâneo e ruído intenso fazem parte das atividadesdo técnico de laboratório de análises físico-químicas (materiais de construção), assimcomo trabalhar em grandes alturas faz parte das atividades do técnico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar