CBO 3116-15

Técnico têxtil de fiação


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Administram e controlam atividades técnicas dos processos da cadeia de produçãotêxtil tais como beneficiamento, fiação, tecelagem e malharia, assegurando conformi dade a padrões de qualidade e gerenciando orçamento da produção. participam dedesenvolvimento de produtos e métodos de trabalho, bem como ministram cursos àequipe de trabalho sob sua liderança.

Formação e Experiência

As ocupações são exercidas por trabalhadores com formação técnica de nível médio naárea têxtil e afins, que qualifica o egresso a atuar no controle da qualidade e em todasas fases do processo industrial, desde a aquisição de matéria-prima até o produto final,em vistorias, avaliações técnicas dos produtos e laudos técnicos, dentro de seu campoprofissional. o pleno exercício das atividades demanda pelo menos de um a dois anosna de experiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em indústrias de produção de fibras naturais, artificiais e sintéticas, fios,tecidos de malha, estamparias, tinturarias e, em indústrias de produtos químicos para aárea têxtil e de confecções.atuam, também, nas áreas de marketing têxtil e de compras,no ensino e na pesquisa aplicada. os trabalhadores têxteis são empregados registra dos que geralmente trabalham em equipes multifuncionais, em células de produção,sob supervisão ocasional. algumas das atividades exercidas podem estar sujeitas aruídos, material tóxico e aerodispersóides.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar