CBO 3141-15

Técnico mecânico (calefação, ventilação e refrigeração)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram projetos de sistemas eletromecânicos; montam e instalam máquinas e equi pamentos; planejam e realizam manutenção; desenvolvem processos de fabricação emontagem; elaboram documentação; realizam compras e vendas técnicas e cumpremnormas e procedimentos de segurança no trabalho e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino médio, acres cida de cursos de formação profissional de nível técnico (cursos técnicos) nas áreascorrelatas. o desempenho pleno das funções ocorre após o período de um a dois anosde experiência profissional.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional podem exercer suas atividades em empresasdo ramo de fabricação de produtos de metal, de artigos de borracha e plástico, demáquinas, equipamentos, aparelhos e materiais elétricos e de equipamentos de ins trumentação. são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteiraassinada. trabalham em equipe, com supervisão ocasional, normalmente em ambien tes fechados e no período diurno. em algumas das atividades que exercem podem estarsujeitos a estresse constante e à ação de ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar