CBO 3186-05

Desenhista projetista de máquinas

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam e desenvolvem projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes ematrizes, verificando viabilidade e coletando dados do projeto, aplicando os equi pamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado, desenvolvendoprotótipos, estimando custo/benefício; acompanham provas práticas e coordenam aexecução do projeto; elaboram embalagem para o produto e manual de operação parao usuário; desenvolvem fornecedores de produtos e serviços; participam do sistemade gestão de qualidade. planejam e desenvolvem projetos de ferramentas, produtosda mecânica, moldes e matrizes, verificando viabilidade e coletando dados do projeto,aplicando os equipamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado,desenvolvendo protótipos, estimando custo/benefício; acompanham provas práticas ecoordenam a execução do projeto; elaboram embalagem para o produto e manual deoperação para o usuário; desenvolvem fornecedores de produtos e serviços; participamdo sistema de gestão.

Formação e Experiência

O exercício das atividades requer formação técnica profissionalizante de nível médio naárea de mecânica e afins, com domínio de uso de aplicativos tipo cad. a experiênciadesejável para o desempenho pleno das atividades é de quatro a cinco anos.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas ligadas à fabricação de artigos de borracha e plástico, de máqui nas e equipamentos (instrumentação médico-hospitalar, de precisão e ópticos e paraautomação industrial, cronômetros e relógios), fabricação e montagem de veículosautomotores, reboques e carrocerias e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos.são empregados com carteira assinada ou trabalham por conta própria. organizam-seem grupos, parcerias com terceiros ou trabalham simultaneamente em rede, exercendoa profissão a distância. têm como local de trabalho ambientes fechados e horáriosdiurnos, podendo passar longos períodos em posições desconfortáveis, sob pressão,em grandes alturas e expostos a ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar