CBO 3188-05

Projetista de móveis

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Confeccionam moldes para roupas e calçados; pesquisam segmentos de mercado,estudando estilos de design e avaliando pesquisas sobre tendências de mercado;avaliam materiais para aquisição e desenvolvem protótipos de roupas, calçados emóveis; projetam móveis, interpretando desenhos e modelos, analisando o local deinstalação de móveis sob medida, elaborando desenhos de móveis e gabaritos emcad e prancheta, dimensionando componentes, especificando madeiras, derivadosde madeira e acessórios para móveis e materiais para acabamento, tais como tintase vernizes, entre outros.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio na área do vestuário(modelista de calçados e roupas) ou do mobiliário (projetista de móveis), ou aindaexperiência equivalente. o exercício pleno das atividades ocorre com pelo menos doisanos de experiência, após o curso técnico.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em confecções de artigos do vestuário e acessórios, na fabricação de artefa tos de couro, artigos de viagem e calçados e fabricação de mobiliário. são empregadoscom carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, emambiente fechado e em horário diurno. eventualmente, trabalham sob pressão, poden do ocasionar estresse. o modelista de calçados pode estar exposto a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar