CBO 3212

Técnicos florestais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam, execução de atividades florestais, desde a construção de viveiros flores tais e infraestrutura, produção de mudas e colheita florestal até o manejo de florestasnativas e comerciais; inventariam florestas, planejam atividades florestais; elaboramdocumentos técnicos. administram unidades de conservação e de produção, atuam napreservação e conservação ambiental; fiscalizam e monitoram fauna e flora; ministramtreinamentos e podem participar de pesquisas.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer curso técnico florestal ou curso pós-técnico flores tal, de nível médio. trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional deengenheiros florestais e afins. o pleno exercício da atividade é atingido após experiên cia profissional de um a dois anos na área.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em instituições públicas e privadas ligadas a atividades florestais, empresas defabricação de produtos de madeira, indústrias de papel e celulose, instituições de pes quisas e desenvolvimento, reservas ecológicas e indústrias de silvicultura e exploraçãoflorestal. técnicas avançadas de mapeamento, possibilitadas pelo sistema de posicio namento global (gps) têm facilitado e agilizado a identificação de eventos a fiscalizar,ampliando o mercado de trabalho.trabalham a céu aberto e em ambiente fechado. sãoassalariados, com carteira assinada. atuam sob condições favoráveis de trabalho. emalgumas atividades, podem estar sujeitos a ruídos e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar