CBO 3213-05

Técnico em piscicultura

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam a reprodução de animais aquáticos, como peixes, camarões, mexiliões, os tras e rãs, entre outros; coletam material de reprodução; controlam sanidade e preda ção dos animais; monitoram qualidade da água, alimentam, capturam e beneficiamanimais aquáticos de viveiros, tanques e fazendas marinhas. prestam assistência téc nica e auxiliam na elaboração de projetos, orientando construção de instalações emfazendas aquícolas e sistema de criação de animais aquáticos. podem ministrar cursos.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio em uma das seguin tes habilitações: técnico agrícola ou agropecuário, com especialização em aquiculturaou, mais recentemente, técnico em piscicultura ou aquicultura, com a introdução des ses cursos em algumas escolas agrotécnicas do país. o exercício pleno das atividadesocorre após um a dois anos de experiência no criatório especializado em que atuam.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em criatórios de peixes, crustáceos e moluscos de empresas privadas, em ór gãos de pesquisa e de extensão rural, em empresas de pesca e atividades relacionadas.são assalariados ou trabalham por conta própria sob supervisão ocasional. trabalhamem equipe, a céu aberto e em horário diurno. eventualmente, são expostos a materiaistóxicos, ruído intenso, ataques de animais e a intempéries climáticas.esta família não compreende6313 - criadores de animais aquáticos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar