CBO 3251-15

Técnico em farmácia

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam operações farmacotécnicas, conferem fórmulas, efetuam manutenção de ro tina em equipamentos, utensílios de laboratório e rótulos das matérias-primas. contro lam estoques, fazem testes de qualidade de matérias-primas, equipamentos e ambiente.documentam atividades e procedimentos da manipulação farmacêutica. as atividadessão desenvolvidas de acordo com as boas práticas de manipulação, sob supervisãodireta do farmacêutico.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso básico de qualifica ção profissional com mais de quatrocentas horas/aula. o pleno desempenho das ativi dades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no comércio varejista - farmácias de manipulação - e na indústria de fabrica ção de produtos químicos como assalariados com carteira assinada. trabalham emequipe, com supervisão permanente. o trabalho é presencial, realizado em ambientefechado, durante o dia.esta família não compreende2234 - farmacêuticos.8103 - supervisores de produção em indústrias de produtos farmacêuticos, cosmé ticos e afins.8118 - operadores de máquinas e instalações de produtos farmacêuticos, cosméti cos e afins.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar