CBO 3322

Professores práticos no ensino profissionalizante

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Ministram aulas e ensinam práticas profisssionais em entidades de ensino profissio nalizante; esclarecem dúvidas de alunos; pesquisam e estudam produtos, técnicas deprodução e técnicas artesanais e artísticas para preparação de aulas e desenvolvimen to de cursos orientados para a comunidade. acolhem e orientam alunos sobre posturaprofissional, ética, cidadania e meio ambiente. avaliam o desempenho dos alunos. or ganizam o ambiente de trabalho e executam atividades administrativas.

Formação e Experiência

Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. vários docentes de cursos pro fissionalizantes são "leigos" do ponto de vista da disciplina específica que lecionam,tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversoscursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático-pedagógica.o exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. algumasentidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade,para atender aos novos requisitos legais do mec.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou emequipe. alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicase extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor na comunidade é im portante, ressaltando o papel do professor como agente social. são empregados comcarteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ouocasional. trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ounoturno. podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.esta família não compreende2331 - professores do ensino profissional.2332 - instrutores de ensino profissional.3312 - professores de nível médio no ensino fundamental.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar