CBO 3411-15

Mecânico de vôo

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de car gas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola,aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, ma nejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedi mentos de segurança. planejam as atividades de voo; inspecionam aeronaves emterra, externa e internamente; contatam órgãos de controle e outras aeronaves,buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nosaeroportos, e preenchem documentação de bordo. podem atuar em operações decombate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos emaeronaves específicas.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações especí ficas, nas áreas em que estiverem atuando. requer-se formação de nível médio, acres cida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas/aula comopilotos privados de helicóptero. para seguir a carreira de piloto comercial, deverãofazer outro curso superior a duzentas horas/aula, ministrados em escolas de aviação.após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo departamento deaviação civil (dac), que lhes concede licenças para atuar na área. os pilotos podemassumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co-piloto. já osmecânicos de voo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização emaeronaves. são auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave,sob supervisão constante. em aviões modernos, com controles automáticos, não há ne cessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. os pilotos agrícolas,normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal.todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos à lesãoauricular, cataratas e contaminações viróticas.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irre gulares. os mecânicos de voo são assalariados, com registro em carteira, as demaisocupações são exercidas por profissionais autônomos. trabalham sujeitos a pressões eposições desconfortáveis, durante longos períodos. às vezes com a exposição de ma terial tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação viróticae aceleração da gravidade.esta família não compreende2153 - profissionais da pilotagem aeronáutica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar