CBO 3721

Captadores de imagens em movimento

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Captam imagens pelas câmeras de cinema e vídeo para a realização de produçõescinematográficas, televisivas e multimídia, com teor artístico, jornalístico, documental epublicitário. captam imagens em movimento; interpretam visualmente o roteiro; exe cutam conceito fotográfico e organizam produção de imagens, dialogando constante mente com a equipe de trabalho.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, o ensino médio e curso pro fissionalizante de até duzentas horas/aula (iluminador e operador de câmera de tve vídeo) e curso técnico de nível médio (diretor de fotografia). o desempenho plenodas atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em atividades culturais, desportivas e de entretenimento, em empresas pri vadas ou públicas, fundações e órgãos da administração pública, como assalariados(iluminador e operador de câmera) ou por conta própria (diretor de fotografia). o traba lho é desenvolvido em equipe, sob supervisão permanente, nos mais diversos ambien tes, em horários irregulares. no exercício de algumas atividades, podem permanecerem posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aosefeitos de ruído intenso, altas temperaturas, grandes alturas e sujeitos a pressões porcumprimento de prazos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar