CBO 5151-10

Atendente de enfermagem


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Visitam domicílios periodicamente; assistem pacientes, dispensando-lhes cuidados sim ples de saúde, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde; orientam a comu nidade para promoção da saúde; rastreiam focos de doenças específicas; realizam par tos; promovem educação sanitária e ambiental; participam de campanhas preventivas;incentivam atividades comunitárias; promovem comunicação entre unidade de saúde,autoridades e comunidade; realizam manutenção dos sistemas de abastecimento deágua e executam tarefas administrativas.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer ensino fundamental, além de curso profissionalizantecom duração de duzentas a quatrocentas horas/aula. o ensino fundamental tambémé desejável para o agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento, quemuitas vezes, dependendo da região ou da distância de centros urbanos, não possuemnenhuma escolaridade formal. os profissionais da saúde indígena são preparados comcursos profissionalizantes com carga horária acima de quatrocentas horas/aula. a prin cipal característica do agente comunitário de saúde, do visitador sanitário, do agenteindígena de saúde e do agente indígena de saneamento é a capacidade de relaçõesinterpessoais, mobilizada no trabalho de orientação junto à comunidade, no que serefere à saúde e prevenção de doenças. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5. 598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Em sua maioria, são empregados formais com carteira assinada, ou autônomos queatuam no ramo da saúde e serviço social. trabalham em equipe, sob supervisãopermanente em horários diurnos e em rodízio de turnos. trabalham em local fechadoou a céu aberto, dependendo da necessidade. frequentemente são expostos às va riações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentescom materiais perfurocortantes.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar