CBO 5152

Auxiliares de laboratório da saúde

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coletam material biológico, orientando e verificando preparo do paciente para o exa me. auxiliam os técnicos no preparo de vacinas; aviam fórmulas, sob orientação esupervisão. preparam meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados. organizam otrabalho; recuperam material de trabalho, lavando, secando, separando e embalando.trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental e médio, acompanhado dequalificação no próprio emprego ou em instituição de formação profissional. a tendên cia ao aumento de requisitos de qualificação dessas ocupações se iniciou nos grandeslaboratórios e começa a atingir os hospitais e hemocentros, elevando a escolaridadepara o nível médio, com incentivos para que o pessoal conclua curso técnico profissio nalizante na área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em hospitais, laboratórios, farmácias, indústrias farmacêuticas, bancos de san gue e centros hematológicos. trabalham em equipe sob supervisão constante de técni cos titulares especializados. são empregados formais, registrados em carteira, e atuamem locais fechados, preferencialmente em período diurno, podendo haver revezamentode turnos. em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis eexpostos a ruídos e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar