CBO 5162-05

Babá


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidospor instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde,alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.

Formação e Experiência

Essas ocupações são acessíveis a pessoas com dois anos de experiência em domicí lios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, em funções supervisio nadas de pajem, mãe-substituta ou auxiliar de cuidador, cuidando de pessoas dasmais variadas idades. o acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos etreinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formaçãomínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio. podemter acesso os trabalhadores que estão sendo reconvertidos da ocupação de aten dente de enfermagem. no caso de atendimento a indivíduos com elevado grau dedependência, exige-se formação na área de saúde, devendo o profissional ser classi ficado na função de técnico/auxiliar de enfermagem. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens,adultos e idosos. as atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, nacondição de trabalho autônomo ou assalariado. os horários de trabalho são varia dos: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. no caso decuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar comsituações de agressividade.esta família não compreende3222 - técnicos e auxiliares de enfermagem.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar