CBO 5163-25

Passador de roupas em geral


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam serviços de lavanderia, tingimento e passadoria para pessoas, empresas co merciais e industriais, hospitais e diversos tipos de entidades, usando equipamentos emáquinas. recepcionam, classificam e testam roupas e artefatos para lavar a seco oucom água. tiram manchas, tingem e dão acabamento em artigos do vestuário, sofáse tapeçarias de tecido e couro; passam roupas. inspecionam o serviço, embalam eexpedem roupas e artefatos.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se o ensino fundamental, seguido de treina mentos no local de trabalho ou em instituições de ensino profissionalizante, exceto parao tingidor de roupas, cujo requisito é ensino médio.tanto para o tingidor de roupas comopara o lavador de artefatos de tapeçaria requer-se, adicionalmente, curso de qualificaçãoprofissional de duzentas horas/aula. o desempenho pleno das atividades varia de doisa cinco anos de prática. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em lavanderias domésticas, comerciais, industriais e hospitalares, que prestamserviços a pessoas, hotéis, restaurantes e instituições como creches, confecções e hospitais.podem ser empregados com carteira assinada, trabalhando sob supervisão, ou por contaprópria, sem supervisão, como é o caso do socioproprietário de lavanderia e do tingidorde roupas. as diferenças entre as lavanderias comerciais e industriais tendem a diminuirdevido à implantação de redes de lavanderias, com postos de coleta distribuídos e serviços

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar