CBO 5241-05

Vendedor em domicílio


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas eestratégias de venda. contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos,avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. orientam, informam e visi tam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutençãode produtos. relacionam-se com setores da empresa.

Formação e Experiência

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. é comum treinamentosperiódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos,para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediáriosdo comércio e serviços pessoais. trabalham individualmente, com ou sem supervisãoocasional, em horário diurno e irregular. o local de trabalho pode ser fechado, emveículo ou a céu aberto. eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimentode quotas de venda.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar