CBO 6134-20

Sericultor


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Manejam criação e produção e efetuam colheita de derivados de animais e insetos úteis,tais como abelha, bicho-da-seda, minhoca e animais produtores de veneno para produ ção de cera, mel, casulo, húmus, substâncias venenosas para vacinas, etc. produzem ali mentos e controlam pragas e doenças; montam instalações, administram e comercializamprodução oriunda dos referidos animais e insetos.

Formação e Experiência

A escolaridade é hetorogênea, variando de nenhuma escolaridade para os sericultores aensino fundamental para os apicultores e minhocultores. o conhecimento e as habilida des para a execução do trabalho são adquiridos no ambiente familiar, de geração parageração. para os produtores de veneno é exigido o ensino médio completo. os apicultoreslevam de quatro a cinco anos para o pleno desempenho da profissão. há ainda oferta decursos livres, oferecidos por associações de criadores, institutos de pesquisa e instituiçõesde formação profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham por conta própria e geralmente utilizam mão-de-obra familiar. nos picos sa zonais de coleta, podem contratar mão-de-obra temporária, que trabalha sob sua su pervisão. os criadores de insetos e animais produtores de veneno executam tarefas pre dominantemente administrativas e da gerência do negócio. a maioria dos criatórios sãoestatais e se concentra em institutos de pesquisa e produtores de soro. nesse caso, oplantel é predominantemente mantido por doações e reprodução. no caso de criatóriosprivados, o plantel é mantido exclusivamente por meio de reprodução, existindo umapreocupação comercial com o tempo de vida dos animais. podem trabalhar tanto a céuaberto quanto em locais fechados, durante o dia. no exercício de algumas atividades, osminhocultores podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, aopasso que os apicultores estão sujeitos à exposição de fumaça.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar