CBO 6220-15

Trabalhador na produção de mudas e sementes


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Colhem policulturas, derriçando café, retirando pés de feijão, leguminosas e tuberosas,batendo feixes de cereais e sementes de flores, bem como cortando a cana. plantamculturas diversas, introduzindo sementes e mudas em solo, forrando e adubando-ascom cobertura vegetal. cuidam de propriedades rurais. efetuam preparo de mudas esementes por meio da construção de viveiros e canteiros, cujas atividades baseiam-seno transplante e enxertia de espécies vegetais. realizam tratos culturais, além de pre parar o solo para plantio.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações requer ensino funamental (jardineiro e trabalhador na produ ção de mudas e sementes) e até a quarta série do mesmo nível (caseiro e trabalhadorvolante da agricultura).a qualificação é obtida na prática, exceto o trabalhador na produ ção de mudas e sementes, que demanda curso básico profissionalizante de até duzentashoras/aula. o pleno desempenho das atividades ocorre após alguns meses de prática(caseiro e trabalhador volante) e de um a dois anos para os demais. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em atividades da agricultura e da pecuária ou em pequenas chácaras delazer, no caso do caseiro. atuam de forma individual e em equipe, sob supervisão, emambiente a ceu aberto, durante o dia. permanecem em posições desconfortáveis duran te longos períodos. podem ficar expostos a materiais tóxicos e sujeitos às intempériesdas variações climáticas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar