CBO 6224-10

Trabalhador no cultivo de flores em vaso


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Plantam mudas, sementes, bulbos, rizomas e estacas; manejam o cultivo, colhem eacondicionam para comercialização de flores, folhagens e plantas ornamentais. cons troem estufas e telas de sombreamento e preparam local para plantio. as atividadessão realizadas em conformidade com as normas técnicas, de qualidade, de segurança,meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

Aprendem tacitamente a profissão no próprio local de trabalho, com os produtores fa miliares que mantem e repassam competências especializadas na área entre várias ge rações de uma mesma família. o acesso à aprendizagem é independe do nível de esco laridade. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham tanto na condição de assalariado como por conta própria, geralmente emprodução familiar. são homens e mulheres das mais variadas faixas etárias, incluindovárias gerações de uma mesma família, que se dedicam ao plantio de flores e plantasornamentais. na divisão de trabalho, frequentemente as mulheres se dedicam mais àcolheita das flores, que exige habilidade manual e delicadeza. trabalham em equipee, em algumas atividades, em posições desconfortáveis por longos períodos, sujeitos amateriais tóxicos, ao sol e à poeira.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar