CBO 6321-15

Identificador florestal


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Extraem madeira, identificando áreas de extração, derrubando árvores mapeadas, classifi cando toras conforme diâmetro e comprimento e separando madeira de acordo com suautilização. reflorestam áreas, apanhando sementes em árvores e brotos para clonagem eplantando mudas de árvores. inventariam florestas, identificando espécies, monitorandocrescimento de árvores e levantando potencial de madeira em florestas renováveis e nativas.realizam medições ao cubar árvores derrubadas.transportam árvores, toras e toretes e con dicionam o solo para plantio.trabalham seguindo normas de segurança, higiene e proteçãoao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e cursobásico de qualificação profissional em torno de duzentas horas/aula (exceto o trabalhadorda extração florestal, que não necessita de curso de qualificação). o pleno desempenhodas atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cál culo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de extração e beneficiamento de madeira e seus derivados como em pregados com carteira assinada. organizam-se em equipe com supervisão permanente, nohorário diurno e a céu aberto. todos estão sujeitos à variação climática e o operador demotosserra trabalha em posição desconfortável e exposto a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar