CBO 7122-30

Traçador de pedras

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam atividades de beneficiamento e ajustagem de pedras. efetuam acabamentoem superfícies de pedra e constroem pisos de granitina. podem planejar todas asfases do trabalho.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer a quarta série do ensino fundamental e qualifi cação profissional adquirida em cursos básicos de até duzentas horas de duração. opleno exercício das ocupações ocorre após experiência de um a dois anos na área deatuação. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas indústrias de construção e são assalariados com carteira assinada. tambémpodem atuar na fabricação de produtos de minerais não-metálicos, comércio varejistae em serviços pessoais de outros tipos (exceto o torneiro - lavra de pedra). trabalhamem equipe, com supervisão permanente. o ambiente de trabalho é fechado, excetopara o torneiro (lavra de pedra) que desenvolve atividades a céu aberto. o trabalho érealizado no período diurno. também estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos,ruído intenso e ao estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar