CBO 7155-20

Carpinteiro (mineração)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam trabalhos de carpintaria, preparam canteiro de obras e montam formas me tálicas. confeccionam formas de madeira e forro de laje (painéis), constroem andaimese proteção de madeira e estruturas de madeira para telhado. escoram lajes de pontes,viadutos e grandes vãos. montam portas e esquadrias. finalizam serviços tais como des monte de andaimes, limpeza e lubrificação de formas metálicas, seleção de materiaisreutilizáveis, armazenamento de peças e equipamentos.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima sé rie do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional, com variação decarga horária: até duzentas horas para os carpinteiros de cenário e de telhados e para omontador de andaimes (edificações); duzentas a quatrocentas horas para o carpinteiro epara os carpinteiros especializados (mineração, de esquadrias, de formas para concretoe de obras civis de arte); mais de quatrocentas horas para o carpinteiro de obras. o exer cício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabeleci mentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria de construção e nas indústrias de fabricação de produtos de madeira,de produtos de metal, de móveis e indústrias diversas e na construção. são assalariadoscom carteira assinada. o trabalho é presencial, realizado em equipe - terceirizada ou daprópria empresa, com supervisão ocasional. desenvolvem suas atividades em ambientesfechados ou a céu aberto, sempre no período diurno. podem trabalhar tanto em grandesalturas como em ambientes confinados. estão sujeitos à exposição de materiais tóxicose ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar