CBO 7165-35

Taqueiro


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam o trabalho e preparam o local de trabalho. estabelecem os pontos de referênciados revestimentos e executam revestimentos em paredes, pavimentos, muros e outraspartes de edificações com ladrilhos, pastilhas, mármores, granitos, ardósia ou materialsimilar, tacos e tábuas de madeira. fazem polimento e lustram revestimentos.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso bá sico profissionalizante oferecido por instituições especializadas, com carga horária atéduzentas horas/aula. o exercício pleno das atividades ocorre após um ou dois anos deexperiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no ramo da construção civil, geralmente trabalhando por conta própria. realizamo trabalho de forma indivudual, sob supervisão de mestres ou encarregados de obras.trabalham em posições desconfortáveis, em horários diurnos e em lugares fechados ouabertos. estão sujeitos a inalação de pó e podem se expor a riscos ao furar e cortar ma terial e trabalhar em grandes alturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar