CBO 7201-05

Mestre (afiador de ferramentas)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coordenam, orientam e treinam equipes de trabalho de usinagem, conformação e tra tamento de metais, nos métodos, processos produtivos e da qualidade. organizam equi pamentos utilizados nos processos de produção, estruturando arranjos físicos e célulasde trabalho. monitoram processos de usinagem, conformação e tratamento dos metais.garantem a programação da produção, dimensionando disponibilidade dos equipamen tos e definindo pessoal em função do tipo, da especificação do serviço, das prioridadese da sequência da produção. gerenciam recursos materiais, monitoram procedimentos enormas do sistema de qualidade da empresa. coordenam ações voltadas para o meioambiente e segurança do trabalho e elaboram documentação técnica.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se o curso de formação profissional com equi valência ao ensino médio completo oferecido por instituições de formação profissionalou escolas técnicas. o pleno desempenho das atividades ocorre, em média, com cincoanos de prática profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas indústrias de fabricação de máquinas, equipamentos e produtos de metal,metalurgia básica, fabricação de máquinas, aparelhos e materiais, fabricação e monta gem de veículos automotores. são empregados com carteira assinada, trabalham super visionando diretamente uma equipe de trabalhadores de chão-de-fábrica, sob supervisãoocasional de engenheiros, em ambiente fechado e em rodízio de turnos diurno/noturno.eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, sobpressão, levando à situação de estresse, e em grandes alturas, como é o caso do mestrede caldeiraria. podem ser expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e, particularmente,no caso do mestre de fundição, a radiação e altas temperaturas.consulte7243 - trabalhadores de soldagem e corte de ligas metálicas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar