CBO 7211-15

Modelador de metais (fundição)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Constróem e desenvolvem ferramentas e dispositivos de usinagem, estampos de corte,dobra, repuxo e corte fino, moldes de sopro, de injeção e eletroerosão, modelos de mol des metálicos para fundição; fazem controle dimensional de produtos e peças usinadas eplanejam o processo de construção de produtos ou protótipos.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações requer ensino médio e cursos de qualificação profissional, se guido de especialização em ferramentaria, com duração de mais de quatrocentas horas/aula. o exercício pleno das atividades demanda experiência de três a quatro anos. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabeleci mentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham empregados com carteira assinada na metalmecânica, em minerais não-me tálicos, borracha e plástico; é também comum o trabalho em equipe, com supervisãoocasional, desenvolvido em ambientes fechados e em turnos diurnos. podem trabalharem posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a ruídos intensos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar