CBO 7241-05

Assentador de canalização (edificações)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operacionalizam projetos de instalações de tubulações, definem traçados e dimensio nam tubulações; especificam, quantificam e inspecionam materiais; preparam locais parainstalações, realizam pré-montagem e instalam tubulações. realizam testes operacionaisde pressão de fluidos e testes de estanqueidade. protegem instalações e fazem manuten ções em equipamentos e acessórios.

Formação e Experiência

Para atuar na maioria dessas ocupações requer-se de quarta a sétima série do ensinofundamental. para os instaladores de tubulações de aeronaves a exigência é a conclusãodo ensino médio. os trabalhadores, também, devem ter cursos básicos profissionalizantesque variam de duzentas a quatrocentas horas/aula, dependendo da ocupação. a experi ência para o pleno exercício das atividades também varia. os encanadores, assentadoresde canalização e instaladores de tubulações estão aptos com menos de um ano de ex periência. para os instaladores de tubulações de embarcação, gás combustível e de vapor,exige-se de três a quatro anos de prática anterior. para os instaladores de tubulaçõesde aeronaves necessitam comprovar mais de cinco anos de experiência na área para opleno exercício da profissão. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na construção civil, em empresas de eletricidade, gás e água quente, de captação,purificação e distribuição de água e de transporte aéreo e aquaviário. são empregadosassalariados, com carteira assinada e trabalham em equipe, sob supervisão permanente.trabalham em horários diurnos, em locais fechados ou a céu aberto. frequentemente, sãoexpostos a materiais tóxicos, altas temperaturas e ruídos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar