CBO 7257-05

Mecânico de refrigeração


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Avaliam e dimensionam locais para instalação de equipamentos de refrigeração, calefa ção e ar-condicionado. especificam materiais e acessórios e instalam equipamentos derefrigeração e ventilação. instalam ramais de dutos, montam tubulações de refrigeração,aplicam vácuo em sistemas de refrigeração. carregam sistemas de refrigeração com flui do refrigerante. realizam testes nos sistemas de refrigeração.

Formação e Experiência

Para o ingresso nessas ocupações requer-se escolaridade de nível médio, mais um cur so básico de qualificação profissional com carga horária superior a quatrocentas horas.vale destacar que grande parte das empresas conhece esses profissionais pelos títulosde mecânico ou técnico de refrigeração. o pleno exercício das atividades ocorre entretrês e quatro anos de experiência profissional na área. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do ar tigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias, estabelecimentos comerciais e residenciais e em oficinas de refrige ração e climatização residencial, comercial, industrial e automotiva. são empregados for mais, com carteira assinada, que se organizam em equipes de instaladores e mecânicos,sob supervisão ocasional. têm como local de trabalho ambientes fechados ou abertos,dependendo da necessidade, e trabalham em horários irregulares. em algumas atividadespodem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e estar sujeitos aoestresse e à exposição de materiais tóxicos e ruídos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar