CBO 7401

Supervisores da mecânica de precisão e instrumentos musicais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam diretamente uma equipe de montadores de instrumentos de precisãoou de instrumentos musicais com relação à qualidade de fabricação dos instrumentos.controlam processos e recursos para fabricação de instrumentos musicais e de precisão,definindo itens de controle de processos, identificando falhas de produção e implemen tando ações preventivas e corretivas. administram metas e resultados da produção deinstrumentos musicais e de precisão. elaboram documentação técnica, tais como manu ais, relatórios e cronogramas de produção, entre outros documentos.

Formação e Experiência

O ingresso nessas ocupações ocorre por meio de curso técnico profissionalizante de nívelmédio em mecânica de precisão ou área afim e, ainda, pelo conhecimento tácito, adqui rido pela experiência. a atuação plena dos trabalhadores como supervisores demandaprática profissional superior a três anos na área. em algumas atividades, há necessida de de experiência superior a cinco anos, como é o caso do supervisor de mecânica deprecisão. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na condição de assalariados com registro em carteira. são absorvidos porindústrias fabricantes de produtos de metal, instrumentos médico-hospitalares, de pre cisão e ópticos, automação industrial, cronômetros e relógios, instrumentos musicais,entre outras. normalmente, trabalham em locais fechados, nos horários irregularesdevido ao rodízio de turnos. atuam em equipes de trabalho e são supervisionados oca sionalmente. em algumas das atividades que exercem estão sujeitos a pressão, ruídointenso e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar