CBO 7501

Supervisores de joalheria e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam e supervisionam a produção de artigos de ourivesaria, joalheria e similares.identificam tecnologias disponíveis no mercado, coordenam equipes de trabalho, asses soram tecnicamente os trabalhadores da produção, controlam a qualidade dos materiaispara a produção e coordenam a manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas.trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio incompleto e curso básico dequalificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho das ativi dades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, na fabricação de artefatos deourivesaria e joalheria e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos.são empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, presencial, comsupervisão ocasional, em ambiente fechado e no horário diurno. trabalham sob pressão,o que pode levar à situação de estresse, e em posições desconfortáveis durante longosperíodos. eventualmente ficam expostos a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar