CBO 7602-05

Supervisor de curtimento


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coordenam o desenvolvimento de amostras de couro; controlam recursos para pro dução de couro; controlam processos e administram metas e resultados da produção.supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores que atua na preparação, cur timento e acabamento de couros e peles. elaboram documentação técnica. as ativida des são desenvolvidas em conformidade com as normas e procedimentos técnicos dequalidade, segurança, saúde e preservação do meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído. o pleno desem penho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em curtumes como empregados com carteira assinada, supervisionando equipede trabalhadores da produção. são supervisionados ocasionalmente. trabalham emlocais fechados, em horários diurnos e, geralmente, sob pressão ­ o que pode levá-los àsituação de estresse. eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar