CBO 7604-05

Supervisor (indústria de calçados e artefatos de couro)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam gestão de recursos humanos, selecionando, treinando e orientando direta mente uma equipe de trabalho de chão-de-fábrica, tanto da empresa quanto dos ser viços sub-contratados. supervisionam e administram metas de produção, controlama qualidade dos produtos e asseguram a manutenção de máquinas e equipamentos.adotam estratégias para facilitar a integração com clientes internos e externos. ad ministram custos. coordenam ações para garantir higiene e segurança no trabalho,qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio completo e curso básico dequalificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho das ativi dades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de calçados, artefatos de couro e artigos de viagem como empre gados com carteira assinada. o trabalho é organizado em equipe (células de produção,linhas de montagem ou grupos compactos), com supervisão permanente, em ambientefechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). trabalham sob pressão, o que podelevar à situação de estresse, e em posições desconfortáveis durante longos períodos.ficam expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar