CBO 7605-05

Supervisor da confecção de artefatos de tecidos, couros e afins


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam equipes de produção, orientando, treinando e distribuindo atividades.elaboram documentação técnica, preparando cronogramas, ordens de serviços e rela tórios de produção. controlam recursos e processos de produção, dimensionando equi pes e equipamentos, controlando resíduos e desperdícios, determinando métodos eprocessos e implementando ações preventivas e corretivas nos processos de produção.administram metas e resultados da produção, analisando pedidos, ordens de serviço,custos e viabilidade de produção.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído. o pleno desempe nho das atividades ocorre com a prática de três a quatro anos de atuação como supervi sores. pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas indústrias de confecção de artigos do vestuário e acessórios, de preparaçãode couros e fabricação de artefatos de couros, artigos de viagem, calçados. trabalhamcomo assalariados com registro em carteira e se organizam em células ou linhas deprodução, sob supervisão ocasional. atuam em locais fechados e horário diurno. even tualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar