CBO 7640

Trabalhadores polivalentes da confecção de calçados

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atuam em todas as etapas da produção de calçados, desde a preparação do corteaté a expedição. preparam materiais, cortam e preparam peças e solados; pespontampeças, montam, realizam acabamentos e preparam a expedição de calçados, seguindonormas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

Para esses trabalhadores é exigida a escolaridade mínima do ensino fundamental. ge ralmente, o aprendizado ocorre nas instalações do próprio local de trabalho. tambémsão conhecidos como "coringas", terminologia utilizada como sinônimo do trabalha dor polivalente da área de calçados. o exercício pleno da atividade se dá após um oudois anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em equipe de esteiras, trilhos ou células de produção, sob su pervisão permanente. são empregados com registro em carteira que atuam em locaisfechados em horários diurnos ou por rodízio de turnos, mais comum nas grandes em presas. em algumas atividades, trabalham em posições desconfortáveis, com riscos deacidentes no trabalho, sujeitos a estresse e à exposição de radiação, de ruídos, altastemperaturas, materiais tóxicos, pó e aerodispersóides.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar