CBO 7641-20

Preparador de solas e palmilhas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam o corte de peças para a confecção de calçados, cortam as peças. preparampeças da parte superior do calçado. confeccionam solas para calçados e preparampalmilhas e saltos para a confecção de calçados. realizam inspeções nos componentesdos calçados. trabalham em conformidade com as normas e procedimentos técnicos,de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação mínima do ensino fundamen tal (de quarta à sétima série). geralmente o aprendizado da profissão ocorre no pró prio emprego. os profissionais, em média, atingem o pleno desempenho profissionalapós um a dois anos de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham como assalariados, com registro em carteira, e se organizam de forma in dividual, em equipe por setor de trabalho e em equipe por esteira, sob supervisãopermanente. são absorvidos pelo mercado de trabalho nas indústrias de fabricaçãode artefatos de couro e artigos de viagem e calçados. atuam em locais fechados noperíodo diurno, e em rodízio de turnos, nas grandes empresas. em algumas situaçõespodem estar sujeitos a estresse, a posições desconfortáveis durante longos períodos eexpostos a ruídos e materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar