CBO 7642-05

Costurador de calçados, a máquina


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam máquinas e peças para costurar calçados; costuram peças para fabricaçãode calçados; prepararam máquinas e peças para montagem de calçados e montamcalçados. mantem máquinas e equipamentos em condições de uso.

Formação e Experiência

Para exercer essas ocupações requer-se escolaridade de quarta à sétima série do ensi no fundamental. a experiência varia de acordo com a ocupação. o desempenho plenodas atividades dos costureiros de calçados ocorre após dois ou três anos de prática.para os montadores de calçados, o pleno desempenho ocorre entre três e quatro anosde experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem, calçados, borrachae plástico. possuem vínculo formal de trabalho e se organizam em células de produçãoou trabalho em linha (sequencial), sob supervisão permanente. trabalham em ambien tes fechados, nos horários diurnos. em algumas atividades estão expostos a ruídos e àinalação de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar