CBO 7650-05

Confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Confeccionam moldes (formas, facas) e modelos de artefatos de tecido, couro e simila res. preparam e cortam materiais e peças para confecção. realizam pintura e adornosem artefatos, atividades de acabamento e serviços de manutenção em máquinas eequipamentos. montam e embalam artefatos e comercializam produtos.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de até a quarta sériedo ensino fundamental, mais curso básico de qualificação profissional de até duzentashoras/aula para o boneleiro, de duzentas a quatrocentas horas/aula para o chapeleirode senhoras e mais de quatrocentas horas/aula para o confeccionador de artefatos decouro (exceto sapatos). o exercício pleno das atividades ocorre com a experiência deum a dois anos para o boneleiro e mais de cinco anos para as outras ocupações. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria de confecção de artigos do vestuário e acessórios. o boneleirotrabalha com carteira assinada, o confeccionador de artefatos de couro (exceto sa patos) e o chapeleiro de senhoras trabalham como autônomos ou por conta própria.o trabalho do chapeleiro de senhoras é individual, sem supervisão. os outros pro fissionais trabalham em equipe por operações, com supervisão permanente. todostrabalham em ambiente fechado, durante o dia, exceto o chapeleiro de senhorasque tem horários de trabalho irregulares. em algumas atividades desenvolvidas peloboneleiro e pelo confeccionador de artefatos de couro (exceto sapatos) pode ocorrerexposição a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar