CBO 7654-05

Trabalhador do acabamento de artefatos de tecidos e couros

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam testes e inspeções em artefatos de tecido e couro. decoram, dão acabamentoe preparam os artefatos para a expedição. embalam produtos acabados.trabalham emconformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meioambiente, higiene e saúde.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta e a sétima série do ensinofundamental e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas/aula. opleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissio nal. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação pro fissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados, na situ ação de empregados com carteira assinada. trabalham de forma individual, comsupervisão permanente, em ambiente fechado, no período diurno. permanecem emposições desconfortáveis durante longos períodos e, eventualmente, ficam expostosa materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar