CBO 7661-55

Programador visual gráfico

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam serviços de pré-impressão gráfica. realizam programação visual gráfica eeditoram textos e imagens. operam processos de tratamento de imagem, montamfotolitos e imposição eletrônica. operam sistemas de prova e copiam chapas. gravammatrizes para rotogravura, flexografia, calcografia e serigrafia. trabalham seguindonormas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso de qua lificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula, ministrado por institui ções ou escolas especializadas na área. o pleno desempenho das atividades ocorreaté um ano de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no segmento de edição, impressão e reprodução de gravações e em diversasatividades empresariais como empregados assalariados com carteira assinada. estãoorganizados de forma individual, sob supervisão permanente, em ambiente fechadoe por rodízio de turnos (diurno/noturno). trabalham sob pressão, em posições des confortáveis por longo período de tempo e permanecem expostos a materiais tóxicos,radiação e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar