CBO 7811

Condutores de processos robotizados

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam e programam robôs para operação. conduzem processos produtivos de ope rações com robôs; controlam parâmetros de aplicação de materiais e realizam ma nutenção de rotina em robôs. elaboram documentação técnica (registro de dados dedesempenho das máquinas, fichas de controle, manuais de procedimentos, parecerestécnicos) e trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, desegurança, higiene e qualidade.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, ensino superior incompleto ecurso profissionalizante com até duzentas horas/aula, promovido pela própria empresaem convênio com os fornecedores dos equipamentos e/ou instituições de formaçãoprofissional. o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de ex periência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação e montagem de veículos automotores, fabricação de máquinase equipamentos, de produtos de metal, de equipamentos de instrumentação e de ma terial eletrônico e de aparelhos e equipamentos para comunicações. são empregadoscom carteira assinada, trabalham em equipe (células de trabalho), com supervisão oca sional, em sistema de rodízio de turnos. o local de trabalho é fechado e estão sujeitosà exposição de materiais tóxicos e ruído intenso. trabalham sobre pressão, o que podelevar à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar