CBO 7825-10

Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Transportam, coletam e entregam cargas em geral; guincham, destombam e removemveículos avariados e prestam socorro mecânico. movimentam cargas volumosas e pe sadas, podem, também, operar equipamentos, realizar inspeções e reparos em veículos,vistoriar cargas, além de verificar documentação de veículos e de cargas. definem rotase asseguram a regularidade do transporte. as atividades são desenvolvidas em confor midade com normas e procedimentos técnicos e de segurança.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamen tal e requer em cursos básicos de qualificação. o exercício pleno da atividade profissio nal se dá após o período de um a dois anos de experiência. para a atuação é requeridasupervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujasatividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecu ária e extração de minerais não-ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira as sinada. trabalham em veículos, individualmente e em duplas; durante horários irregu

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar