CBO 7831-05

Agente de pátio


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. acoplam e desaclopam vagões ecarros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e con trolam pátio de manobras. preenchem registros burocráticos com informações técnicase operacionais das atividades realizadas. trabalham seguindo normas de segurança,higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental; para o deagente de pátio, ensino médio. a formação profissional ocorre mediante curso básicode qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas/aula, realizadona própria empresa ou em instituições de formação profissional. o pleno desempe nho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assa lariados com carteira assinada. trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, nosistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. o agente de pátio atuatambém em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. trabalham sob pressão, oque pode levá-los à situação de estresse. em algumas atividades podem estar sujeitosà exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhosrealizados em rede aérea elétrica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar