CBO 8101

Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam e gerenciam processos contínuos de produção química, petroquímica e afins,corrigindo desvios das condições normais de operação. supervisionam a elaboraçãode procedimentos técnicos operacionais e tratam anomalias. lideram, desenvolvem eavaliam equipes de trabalho e participam na elaboração de documentos normativos(instruções de serviço, manuais de operação e outros). trabalham em conformidadecom as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúdee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico de nível médio na área dequímica, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. o ple no desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, comoempregados com carteira assinada. trabalham em equipe, sob supervisão ocasional,no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado,a céu aberto ou em veículos. podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruídointenso e altas temperaturas. algumas atividades são realizadas em grandes alturas.esta família não compreende3111 - técnicos químicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar