CBO 8111-15

Operador de britadeira (tratamentos químicos e afins)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam máquinas equipamentos e materiais como, pastas, bases e concentradospara tintas; moem matérias-primas, tais como dióxidos, óxidos, carbonatos, pigmentosorgânicos e inorgânicos; fabricam e acondicionam tintas e concentrados, resinas evernizes; aplicam normas e procedimentos de segurança.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamen tal completo. o exercício pleno da atividade profissional se dá, para operadores demáquina misturadeira, moleiros e operadores de concentração, em menos de um anode experiência; para operadores de britadeira, trabalhadores de fabricação de resinase vernizes e trabalhadores de fabricação de tintas, esse período de experiência é deum a dois anos. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores assalariados com carteira assinada,empregados em empresas do ramo de extração de minerais, fabricação de produtosquímicos e construção. as atividades são realizadas de forma individual e também em

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar