CBO 8115-05

Operador de painel de controle (refinação de petróleo)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam processos de produção e refino de petróleo e gás e suas interfaces de controle,tais como sistemas digitais de controle distribuído (sdcd), painéis e instrumentos, deacordo com normas de segurança, meio ambiente e de saúde ocupacional. utilizamferramentas de qualidade para controlar produtos e efluentes. preparam equipamen tos para serviços de manutenção. elaboram relatórios de ocorrência e participam dereuniões técnicas.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio,com qualificação profissional em operação de produção e refino de petróleo, obtidaem centros de treinamentos da própria empresa ou em convênio com instituiçõesde formação profissional. o exercício pleno da atividade se dá após três ou quatroanos de experiência profissional, auxiliando um profissional titular. o desempenhodas funções requer qualificação contínua, durante toda a vida profissional, dadaas mudanças que ocorrem nos processos de produção, nos sistemas de controle ena organização do trabalho. pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em indústrias de extração, produção e refino de petróleo e gás.o trabalhador é assalariado com carteira assinada, atuando em equipe, em horáriovariável, rodízio de turno, sob supervisão permanente de supervisores de primeira linha,técnicos e engenheiros. a execução de algumas atividades ocorre em ambientes derisco, com exposição a materiais tóxicos, altas temperaturas e vibrações.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar