CBO 8116

Operadores de equipamentos de coqueificação

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam e controlam processos de coqueificação, desenfornam o coque e reali zam tratamentos primários nos subprodutos do carvão. efetuam manutenção defornos e processam subprodutos da coqueificação. trabalham em conformidadecom as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúdee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído. a qualificaçãoprofissional ocorre com a experiência prática no próprio local de trabalho e o plenodesempenho das atividades é alcançado entre um e dois anos de experiência profissio nal. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação pro fissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de coque, refino de petróleo, fabricação de combustíveis, álcoole produtos químicos como empregados com carteira assinada. trabalham em equipesob supervisão ocasional, em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos. atu am no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) ou em horários irregulares. emalgumas atividades permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis,trabalham em grandes alturas, em ambiente subterrâneo ou confinado. podem, ainda,permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar