CBO 8201-10

Mestre de aciaria


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam equipe de trabalho, controlam processos de produção siderúrgica eadministram metas e resultados de produção; controlam recursos para a produçãosiderúrgica, elaboram documentação técnica e operacional, controlam o cumpri mento de normas e procedimentos técnicos de segurança do trabalho, de meioambiente e saúde.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de ensino médioconcluído e cursos técnicos em siderurgia e em áreas correlatas. o exercício plenoda função se dá no período de um a dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos es tabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional trabalham em empresas de siderurgia, me talurgia, fabricação de produtos de metal e, também, de reciclagem. exercem a pro fissão na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. atuam semsupervisão, em ambientes fechados e a céu aberto, sendo o horário de trabalho emsistema de rodízio de turnos, que podem ocorrer em períodos diurnos e noturnos. al gumas atividades são realizadas em condições especiais, em situação de estresse eem grandes alturas. podem, ainda, estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, radiação,ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar