CBO 8202

Supervisores na fabricação de materiais para construção (vidros e cerâmicas)

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Controlam matérias-primas e processos produtivos da fabricação de materiais paraconstrução (vidros e cerâmicas). implementam sistemas de qualidade e de preservaçãodo meio ambiente no processo de fabricação de produtos para construção. adminis tram custos e orçamentos, controlam estoques de produtos acabados e gerenciamequipes de trabalho. organizam o trabalho conforme normas de segurança, saúdeocupacional e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico naárea de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas.o pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiên cia profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos de minerais não-metálicos como empregados comcarteira assinada. organizam-se em equipes de trabalho, sob supervisão ocasional, emambientes fechados ou a céu aberto, no sistema rodízio de turnos (diurno/noturno) ecom plantão permanente. podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse cons tante e, no desenvolvimento de algumas atividades, permanecem expostos a materiaistóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e poeira.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar